Vice-prefeito e secretária de Saúde realizam visita técnica em Roraima

Intuito foi buscar melhorias e dicas para a ampliação do sistema de saúde

19 de fevereiro de 2024

Vice-prefeito e secretária de Saúde realizam visita técnica em Roraima

O vice-prefeito de Brusque, Deco Battisti, junto da secretária de Saúde do município, Dra. Thayse Rosa, está em Boa Vista, capital de Roraima, em busca de melhorias para a saúde em Brusque. A viagem teve início na última terça-feira (13), com a volta prevista para esta sexta-feira (16).

O convite partiu da secretária de Saúde do município de Boa Vista, para conhecer in loco o sistema de saúde que ocorre neste município, bem como, exemplos e melhorias para ampliação do atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com foco na atenção primária, assuntos como a expansão e estratégias da Saúde Familiar foram abordados. Vale ressaltar que a cidade de Boa Vista é referência na ampliação de atendimento de UBS, semelhante à que o município está implantado agora.

“Quando a gente desenhou a ampliação da saúde, a gente desenhou ela em fases. A gente está ainda na primeira, onde na segunda-feira (19), nove unidades já passaram a atender em horário estendido. Ir para Boa Vista se tornou essencial, visto que era um município com 60 equipes, onde este número foi mais que dobrado”, ressalta Dra. Thayse.

“A gente conversou bastante, para pegar dicas de como diminuir os erros. A gente está sendo muito bem recebido. Fizemos várias visitas técnicas e conhecendo o fluxo de como facilitar o acesso para os pacientes”, finaliza.

Ampliação das Unidades Básicas

A partir de 19 de fevereiro, algumas unidades iniciam o atendimento com horário ampliado, das 7h às 19h, visando atender aos moradores que trabalham em horário comercial.

Além disso, 16 novas equipes serão distribuídas nas UBS. As unidades contempladas com essa novidade são: Águas Claras, Paquetá, Rio Branco, Maluche, Azambuja, Santa Rita, Steffen, São Luiz e Nova Brasília, as quais receberão as 16 novas equipes da Saúde da Família compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

Em março de 2024, outras unidades também passarão a atender nesse novo formato, incluindo os bairros: Cedrinho, Dom Joaquim, São João, Rua Nova Trento, Guarani, Bateas, São Pedro, Limeira, Santa Terezinha, Planalto e a unidade Central.

Fotos: Leo Costa SEMUC/ Prefeitura de Boa Vista.