Agentes da GTB participam do 1º Fórum de Micromobilidade e Mobilidade Sustentável em Balneário Camboriú

Secretário da Setram do município esteve entre os presentes no evento

BRUSQUE

  12 de maio de 2025
Agentes da GTB participam do 1º Fórum de Micromobilidade e Mobilidade Sustentável em Balneário Camboriú

Representando Brusque no debate sobre o futuro da mobilidade urbana, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) por meio de seus agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), participam nesta sexta-feira (09) do 1º Fórum de Micromobilidade, Ciclomotores, Autopropelidos e “Silêncio é Saúde”, realizado em Balneário Camboriú.

O evento, inédito em Santa Catarina, reúne especialistas, autoridades de trânsito, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir os avanços e desafios relacionados ao uso de novos modais urbanos, como bicicletas elétricas, patinetes, ciclomotores e veículos autopropelidos, tecnologias que têm transformado a paisagem das cidades brasileiras.

Durante o fórum, foram apresentadas experiências de municípios que já regulamentaram a circulação desses modais, em consonância com a Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e as recentes atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O evento também destaca iniciativas voltadas à segurança viária, acessibilidade, sustentabilidade e à importância da redução de ruídos no ambiente urbano, reforçada pelo eixo temático “Silêncio é Saúde”.

Brusque vem se mostrando cada vez mais inserida no cenário da mobilidade urbana e da segurança no trânsito. “Nosso município vem avançando na regulamentação da micromobilidade e na promoção de um trânsito mais humano e seguro”, disse o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.

“Estar presente em eventos como esse torna-se fundamental para ampliar o diálogo e trazer novas soluções para nossa cidade”, complementou.

A presença da equipe técnica da Setram neste espaço de discussão e capacitação fortalece os esforços já em andamento no município, como a regulamentação local aprovada recentemente pela Câmara Municipal, que estabelece regras para o uso de ciclomotores e similares.

Inscreva-se na newsletter.