Assinada ordem de serviço para execução da obra de drenagem na rua Orides Schwartz

Via do Guarani possui 283 metros de extensão; obras devem durar quatro meses

9 de abril de 2024

Há mais de 20 anos, os moradores da rua Orides Schwartz, no bairro Guarani, têm enfrentado dificuldades durante fortes chuvas, devido ao sistema de drenagem atual no local, incapaz de lidar com o volume de água, resultando em inundações nas residências.

Entretanto, esse problema está prestes a ser solucionado. Na manhã desta terça-feira (9), no gabinete do prefeito André Vechi, foi assinada a Ordem de Serviço para execução do novo sistema de drenagem e reposição de paralelepípedos nessa via, que possui 283 metros de extensão.

Além do chefe do Executivo, o ato contou com a presença do prefeito André Vechi, do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura Estratégica, Deco Batisti, do presidente da Câmara de Vereadores, Cacá Tavares, dos vereadores Valdir Hinselmann e Natal Lira, de representantes da empresa vencedora do processo licitatório, além de moradores da rua e da imprensa.

A empresa encarregada da obra será a Andrade & Amorim Pavimentação e Drenagem, e o prazo estimado para conclusão dos trabalhos é de quatro meses, salvo condições climáticas adversas.

O prefeito de Brusque, André Vechi, afirmou que a obra será financiada com recursos próprios da prefeitura. “Por mais de 20 anos, prometeram soluções para essas famílias, mas nada foi feito. Agora, em questão de meses, conseguiremos resolver essa questão que as aflige há tanto tempo”.

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura Estratégica, Deco Batisti, destacou a topografia de Brusque, situada em um vale, o que torna as inundações mais comuns. “Essas obras de drenagem são essenciais para melhorar o escoamento da água nas vias, garantindo segurança e qualidade de vida para os moradores.”

O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Cacá Tavares, que também é morador do bairro Guarani e acompanha há anos a batalha dos moradores, relembrou o início das promessas feitas aos moradores. “Por anos, essas pessoas foram prometidas com uma solução. Quando visitei o local pela primeira vez, eles provavelmente pensaram ‘mais um para nos enganar’. Mas hoje estamos aqui, assinando a ordem de serviço. Embora seja uma obra custosa, ela trará de volta a segurança e a dignidade para os moradores”.

Patrícia Adriana Cesário, moradora da rua desde o seu nascimento, há 28 anos, expressou sua emoção durante sua intervenção. “É um momento indescritível. Choramos de emoção, somente aqueles que enfrentam essa situação sabem como é. Perder tudo e não ter para onde ir… é desolador. Muitos passaram por aqui, mas nunca fizeram nada. Neste momento, gostaríamos de agradecer a todos que se empenharam para que chegássemos a este ponto. Agora, esperamos pela obra. Verão ou chuva, não vamos mais sofrer”.