Brusque assume compromisso por menos confusão em fios de postes na cidade

Objetivo é trazer uma estética mais agradável e organizada ao município

14 de fevereiro de 2024

Brusque assume compromisso por menos confusão em fios de postes na cidade

Muito em breve os moradores de Brusque verão uma cidade mais bonita, mais harmônica e mais organizada, visto que nesta sexta-feira (9) foi realizada uma reunião entre a prefeitura e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), com o objetivo de reduzir a quantidade de fios expostos nos postes das ruas.

A ideia, que já foi implementada com sucesso em Jaraguá do Sul, é realizar um estudo para viabilizar a retirada desses fios e cabos dos postes e realocá-los de forma subterrânea, deixando a cidade mais bonita aos olhos dos moradores e turistas.

O secretário de Fazenda e Gestão Estratégica José Henrique Nascimento deu mais detalhes sobre o que pretende a prefeitura com este compromisso. “Tivemos um encontro para tratar de uma melhor visão, uma maior limpeza, uma governança em relação aos problemas que nós temos com o excesso de fios, ou os postes com a fiação errada ou estranha, principalmente com a questão da feiura que estão os postes. Assim como as tampas de metal de distribuições, principalmente de telecomunicações, operadoras, entre outros prestadores de serviço que fazem o serviço e não realizam a manutenção ou a limpeza, pós-realização desse serviço, além de arrumação dos nossos postes e das nossas fiações”, explicou o secretário.

Segundo José Henrique, a ideia é trazer um acerto da cidade de Jaraguá do Sul e adaptar para a realidade de Brusque com o mesmo sucesso. “Já iniciamos essa negociação com a Celesc, para, assim como Jaraguá do Sul, termos um termo de cooperação com a autarquia e com esses prestadores de serviço do município que envolvem fiação, ou seja, operadores de telecomunicações e de energia da cidade, envolvendo limpeza, manutenção e, inclusive, mutirões por parte da prefeitura, das operadoras e da Celesc para manter a cidade cada vez mais limpa e mais organizada também nesse assunto. Caso de sucesso que foi Jaraguá do Sul e será replicado aqui em Brusque nesta parceria fantástica com a Celesc”, finaliza.

Foto de capa: Gabrielli Moreira/SECOM