Brusque inova na fiscalização de contratos: projeto Fiscalizadas Certas é destaque regional

Capacitação, tecnologia e transparência marcam a iniciativa que se torna referência para outros municípios

1 de dezembro de 2023

A Controladoria-Geral do Município de Brusque, representada pelo controlador-geral Daniel Felício, participou do segundo Seminário Regional dos Observatórios Sociais do Vale Europeu.

O evento, realizado em 29 de novembro, destacou o projeto inovador de fiscalização de contratos, denominado Fiscalizadas Certas. Desde 2019 em prática, o projeto alcançou um marco significativo neste mês, com a homologação de um sistema de gestão e um aplicativo móvel que revolucionam o processo de fiscalização.

A iniciativa ganhou destaque ao longo dos anos, consolidando-se como exemplo para outros municípios que buscam aprimorar suas práticas de fiscalização de contratos. O Fiscalizadas Certas promove a capacitação contínua de servidores municipais, desenvolvendo fiscais de contratos e promovendo a transparência nas ações administrativas.

Neste ano, o projeto alcançou uma fase de aprimoramento ao homologar um sistema de gestão de fiscalização de contratos. Simultaneamente, foi desenvolvido um aplicativo móvel que permite a inclusão de fotografias e vídeos durante o processo de fiscalização, facilitando o trabalho operacional dos fiscais. Além disso, o aplicativo possibilita notificações, recomendações, orientações e instruções em casos de processos administrativos, estruturando e disponibilizando todo o acervo fiscalizatório para avaliação dos responsáveis pelos processos.

“Estamos orgulhosos de participar e desenvolver este projeto que hoje é exemplo para outros municípios. A evolução com o incremento da tecnologia facilitará não apenas o trabalho fiscal, mas também o julgamento dos processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente e transparente”, comenta o servidor.