Brusque tem a quinta prefeitura mais engajada nas redes sociais em SC

No ranking de entidades públicas catarinenses da plataforma Social Media Gov, Prefeitura de Brusque ocupa a 9ª colocação

1 de abril de 2024

Brusque tem a quinta prefeitura mais engajada nas redes sociais em SC

Levantamento realizado pela plataforma Social Media Gov, ferramenta de inteligência em comunicação que auxilia as instituições a criar, analisar e planejar seus conteúdos de mídia, a Prefeitura de Brusque ocupa a 9ª posição de envolvimento dentre as entidades públicas. A extração tem abrangência estadual. Em se tratando de prefeituras, Brusque ocupa a 5ª posição, perdendo apenas para Joinville, São José, Lages e Florianópolis.

O levantamento aponta, ainda, que o Instagram é a rede que mais gera envolvimento, seguido pelo Tiktok, Facebook, Youtube e X (antigo Twitter). Os dados mostram, ainda, que o dia com mais envolvimento é a segunda-feira, com o maior pico ocorrendo por volta das 20h. Informações como essas auxiliam as entidades a saberem quando, onde e como falar com seu público.

Desde o ano passado, a Prefeitura de Brusque vem sofrendo alterações na forma de se comunicar com a população. Desde a implementação de novos métodos de abordagem, como o audiovisual, até a criação de novos canais de comunicação, como o Zap da Prefa e o PodPrefa, o número de engajamentos em todas as redes oficiais da Prefeitura cresceram significativamente.

“Quando falamos em números, não estamos apontando apenas para o número de seguidores das nossas redes e sim o engajamento que nossas publicações apresentam”, comenta o secretário de Comunicação Social, Wilson Schmidt Junior. “Acompanhamos um aumento expressivo em comentários, em curtidas, mas, principalmente, no número de solicitações de serviços”.

O secretário de Comunicação aproveita para falar sobre a ouvidoria digital existente nas redes sociais do governo municipal. O objetivo é trazer uma resposta para todo cidadão que busca algum tipo de demanda nas redes sociais. “Montamos uma grande frente de trabalho para que as solicitações dos cidadãos sejam respondidas de maneira simplificada, sem a necessidade de processos como Ouvidoria ou, então, a locomoção e tempo das pessoas”.

Para finalizar, Wilson aponta que uma comunicação mais clara e menos institucionalizada consegue atrair mais o cidadão. “Precisamos estar alinhados com nossa população, precisamos que eles saibam e entendam as mensagens que desejamos passar, seja com um vídeo, com uma arte, com um banner, enfim. Acredito que estamos no caminho certo, cada vez mais queremos alcançar cada pessoa, de cada bairro, diretamente dentro de suas casas”.