Combate a dengue: novos profissionais trabalharão em conjunto com os agentes de endemias no combate ao mosquito

Entrega de kits foi realizada nesta segunda-feira (18) aos agentes

18 de março de 2024

Na manhã desta segunda-feira (18), ocorreu uma coletiva de imprensa sobre a situação da Dengue em Brusque. Na ocasião, foi feito um panorama geral da doença, que já soma 350 casos na cidade e 264 focos, além das mobilizações de combate que já estão sendo realizadas.

Na coletiva, foi divulgado que os profissionais, que já atuam com agentes comunitários de saúde em suas respectivas unidades básicas de saúde (UBSs), se juntarão com os agentes de endemias para trabalharem em conjunto no combate à dengue.

Ao todo, serão 117 servidores que estarão fazendo parte da equipe. Aproveitando a oportunidade, à tarde, foi entregue os kits aos agentes que farão este serviço, contendo colete, chapéu, mochila, repelente e protetor solar.

A secretária de Saúde, Dra. Thayse Rosa, comentou sobre o trabalho a ser realizado, e também da entregas dos kits que era uma demanda antiga dos profissionais. “Eles vão somar muito na luta e combate à dengue. Eles vão identificar onde tem foco, água parada, porque a principal ação é eliminar o criadouro. A gente segue com o fumacê, outras ações, mas eliminar o criador é o mais importante. Os uniformes servem para dar suporte a esse trabalho, e não só isso, mas também para trazer identificação”, ressalta.

Decreto de emergência

O município de Brusque publicou o decreto n.9774, na sexta-feira (15), que declara situação de emergência em saúde pública em todo o território da cidade em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

O prefeito de Brusque, André Vechi, explicou o motivo do decreto e quais as ações feitas são possíveis fazer. “A gente teve esse aumento essa última semana, e nós tomamos alguma atitudes e dentro delas, foi assinar o decreto de emergência, que permitirá que a gente contrate mais profissionais, e faça as compras e aquisições de uma forma muito mais rápida do que a licitação tradicional. Não importa qual o esforço a Prefeitura faça, a gente precisa da ajuda da comunidade para vencer esta guerra”, destaca.

No município, também foi retomada a etapa de mutirões de limpeza. Ao todo, já foram realizados cinco mutirões em bairros da cidade, e mais dois já estão na programação. Foram mais de 480 toneladas de lixo retirados.