Comitê de Proteção da Criança e Adolescente debate Escuta Especializada

Procedimento garantirá menos exposição das vítimas de violência

15 de março de 2024

Comitê de Proteção da Criança e Adolescente debate Escuta Especializada

O Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunha de Violência esteve reunido para debater a elaboração de fluxo da Escuta Especializada no município.

Essa mobilização está prevista na Lei 13.431/17 e tem por objetivo reunir os representantes da rede de proteção que, juntos, poderão pensar na melhor forma de provimento de cuidado das crianças e adolescentes em situação de violência.

O comitê é instituído pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes, e representantes de diversas secretarias municipais. Por meio da Escuta Especializada, é possível evitar a revitimização e as violações institucionais e ao direito da criança, fazendo a vítima relatar apenas os fatos necessários para que a situação seja solucionada.

Esse procedimento permitirá que a criança ou adolescnte seja ouvido uma única vez na rede de proteção sobre a violência ocorrida, e a escuta resultará em um documento que será compartilhado com os demais envolvidos no atendimento.