Comitiva brusquense em Brasília destrava convênio para pavimentação da Cristalina

Vice-prefeito, Secretário de Fazenda e Gestão Estratégica e Diretora de Captação de Recursos encontram-se na capital federal

3 de outubro de 2023

Uma comitiva composta por representantes da Prefeitura de Brusque partiu ontem (2) para Brasília, em uma missão estratégica voltada à captação de recursos e o possível firmamento de convênios para o município. A viagem tem como objetivo principal buscar cerca de R$ 16 milhões em emendas parlamentares, convênios e outros recursos para o desenvolvimento da cidade em diversas áreas.

Os integrantes da comitiva são o vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti; o Secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, José Henrique Nascimento; e a Diretora de Captação de Recursos, Cintia Wilke. Eles são os representantes da administração municipal nas diversas agendas planejadas em Brasília.

Nesta terça-feira (3), o grupo participou de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, que resultou no destravamento de um convênio firmado pela Prefeitura de Brusque em 2021, na ordem de aproximadamente R$ 384 mil, para a pavimentação da DJ 042 (rua Cristalina). Os valores devem entrar no caixa do município ainda na semana que vem.

“Este era um convênio que estava atrasado e finalmente foi liberado, graças à nossa articulação e o apoio da Secretaria de Articulação Nacional do estado de Santa Catarina”, comenta o vice-prefeito e líder da missão, Deco Batisti. “Estamos empenhados em buscar recursos e parcerias que permitam a realização de projetos essenciais para nossa cidade. Esta é uma oportunidade única de apresentar as demandas de Brusque diretamente aos órgãos federais e buscar soluções que impactem positivamente na vida de nossa população”.

Ainda nesta terça (3), a comitiva também esteve no Ministério do Turismo. Na ocasião, foi deliberado sobre um convênio atrasado, datado de 2018, no valor faltante de aproximadamente R$ 278 mil, relacionado à obra do Parque Linear no entorno do Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco). “Esta demanda foi encaminhada para solução junto ao Gabinete do Ministro. Esperamos que tenhamos mais este êxito em nossa missão no DF”, comenta o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, José Henrique Nascimento.

Amanhã, quarta-feira (4), estão previstas agendas no Ministério das Cidades e no Ministério da Saúde. A meta é que, nestes compromissos, sejam viabilizados cerca de R$ 1,5 milhão em investimentos e convênios.

Visita a parlamentares

Além das agendas oficiais nos ministérios, os representantes da administração municipal também estiveram nos gabinetes dos deputados e senadores catarinenses, em busca de emendas parlamentares. Conforme Deco Batisti, a intenção é conseguir angariar cerca de R$ 15 milhões em emendas junto aos parlamentares. “São desde projetos para zerar nossa fila de exames e consultas na Saúde, valores para investir na infraestrutura dos equipamentos de Saúde e, também, maquinários e investimentos para a nossa Secretaria de Obras e Serviços Urbanos”, salienta Deco.

O vice-prefeito, o secretário municipal e a Diretora de Captação de Recursos participaram, ainda, de uma Audiência Pública sobre obras inacabadas em Santa Catarina, junto ao Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, deputados federais e prefeitos de todo o estado.

Ainda na noite desta terça (3), a comitiva participa de uma reunião junto com a frente parlamentar catarinense no Congresso Nacional. O encontro também terá a presença do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.