Comitiva brusquense encerra viagem técnica à Alemanha com visita à Floresta Negra

Agenda contou com reuniões, visitas técnicas e intercâmbio de experiências entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe

BRUSQUE

  29 de junho de 2023


Ouça o texto
Comitiva brusquense encerra viagem técnica à Alemanha com visita à Floresta Negra

A comitiva brusquense que viajou para a Alemanha, chegou na terça-feira (27), ao Brasil, após dias de intensa agenda no Distrito de Karlsruhe, em ação parte das 50 Parcerias pelo Clima, que visa mitigar os impactos negativos da mudança climática. Durante o período em que esteve no país, o grupo participou de reuniões, visitas técnicas e intercâmbio de experiências entre Brusque e o distrito alemão.

No último dia de agenda, domingo (25), o grupo conheceu a parte mais alta da Floresta Negra, uma área de 10.062 hectares, com mais de 1000 metros de altitude acima do nível do mar. A visita encerrou a semana de atividades, de grande produtividade, como explica o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina. “Trazemos uma bagagem extremamente positiva. Trocamos conhecimento, conhecemos tecnologia, projetos desenvolvidos na parceria. Além disso, recebemos o prÊmio de primeiro lugar no 13º Prêmio de Sustentabilidade Alemã, reconhecendo Brusque como a cidade mais efetiva na execução dos projetos”.

Entre os pontos altos da semana de trabalho destaca-se a visita técnica à estação de tratamento de água de Bruchsal, onde a comitiva conheceu a tecnologia utilizada para mitigar a perda de água tratada já na rede de distribuição.

Em Bruchsal, a perda desta água é de 12%, com uso de uma tecnologia com ferramentas específicas espalhadas pela rede de distribuição que identifica vazamentos, inclusive à noite, e informa a geolocalização. “Fizemos comparações e vimos algumas tecnologias que futuramente podem, sim, ser implantadas na nossa cidade para diminuirmos as perdas”, aponta Molina.

Na cidade de Stutensee, a comitiva pode conhecer de perto o projeto de conservação de insetos e abelhas nativas e realizar uma troca de experiências, onde os representantes de Brusque falaram sobre o próprio projeto – Brusque, Cidade Amiga das Abelhas, aprovado este ano na parceria climática.

O projeto aprovado recebeu um investimento de R$ 27,5 mil euros, e contempla meliponário público, jardins de mel (áreas com flores e vegetação para atrair abelhas nativas, sem ferrão), além de oficinas e workshops tanto para escolas, como para a população interessada em aprender mais sobre o assunto. O mel produzido, que não será o objetivo principal, mas sim uma consequência natural, será doado para instituições do município.

Também nesta viagem os grupos do Brasil e da Alemanha se reuniram para debater os próximos passos da parceria climática. “Um momento fundamental para estreitar os laços entre as cidades e planejar novos projetos, sempre levando em consideração as diferenças e adaptando à nossa realidade para melhorar a qualidade de vida da nossa população, como alguns projetos que temos em andamento neste momento: o Atlas Solar, ecobarreiras e das abelhas”, pontua Molina.

A programação contou ainda com visita aos serviços públicos de Bretten, feira de jardinagem voltada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, reunião sobre geoprocessamento, workshop sobre mudanças climáticas na Universidade de Karlsruhe, encontro sobre o intercâmbio de estudantes e visita à Associação de Transporte de Karlsruhe.

Brusque recebe prêmio de sustentabilidade

Durante a estadia na Alemanha, o grupo recebeu das mãos do administrador do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, o troféu de primeiro lugar no 13º Prêmio Anual de Sustentabilidade Alemã, Deutscher Nachhaltigkeitspreis – DNP, principal convenção internacional sobre o tema. O município conquistou a premiação no ano de 2020, quando empatou com Rhuango, em Ruanda na África, e sua parceira alemã, Landau.

A viagem da comitiva brusquense para a Alemanha é custeada por meio do projeto 50 Parcerias pelo Clima, que iniciou em 2016 e já possibilitou, além da implantação do Atlas Solar, outros projetos como: substituição da iluminação pública por LED, intercâmbio entre os estudantes e o mais recente, aprovado em 2023, o projeto Brusque Cidade Guardiã das Abelhas, que recebeu um fomento de 27,5 mil euros.

Inscreva-se na newsletter.