Comitiva de Brusque conhece projeto de conservação de abelhas e insetos na cidade de Stutensee

Grupo que está na Alemanha, pelo projeto 50 Parcerias pelo Clima, busca para o projeto brusquense

23 de junho de 2023

Como parte da programação da comitiva brusquense no Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, nesta quinta-feira (22) o grupo conheceu o projeto de conservação de abelhas e insetos na cidade de Stutensee. O objetivo é a troca de experiências entre os municípios, uma vez que a Fundação Municipal do Meio Ambiente trabalha o tema há, pelo menos um ano e meio, e aprovou este ano, por meio das 50 Parcerias pelo Clima, o projeto Brusque – Cidade Amiga das Abelhas.

O projeto aprovado recebeu um investimento de R$ 27,5 mil euros, e contempla meliponário público, jardins de mel (áreas com flores e vegetação para atrair abelhas nativas, sem ferrão), além de oficinas e workshops tanto para escolas, como para a população interessada em aprender mais sobre o assunto. O mel produzido, que não será o objetivo principal, mas sim uma consequência natural, será doado para instituições do município.

“Foi um dia de muita troca, tivemos a oportunidade de ver de perto como eles fazem por aqui. Eles possuem trabalhos de consultoria para jardins, procuram incentivar que os moradores tenham áreas verdes em casa e além disso, mantém na cidade áreas de flores nativas para atrair abelhas. Temos coisas em comum e também ações que podemos levar para nossa cidade. Nós temos trabalhado o tema há algum tempo, especialmente a conscientização da população quanto à importância das abelhas sem ferrão para a biodiversidade e para nós”, destaca a superintendente da Fundema, Ana Helena Boos.

Também em Brusque os estudantes das escolas de campo possuem projetos em que aprendem na prática, com as colmeias nas próprias unidades de ensino, sobre as abelhas nativas. No mês de maio, a Prefeitura de Brusque realizou o Dia das Abelhas, ação de conscientização de adultos e crianças.

Programação segue até segunda-feira (26)

Durante esta quarta e quinta-feira (21 e 22) o grupo também esteve nos Serviços Públicos de Bretten, onde foi recebido pelo prefeito, participou de uma oficina sobre as mudanças climáticas na Universidade de Karlsruhe e conheceu o sistema de transporte público local.

A programação segue até segunda-feira (26), quando a comitiva retorna ao Brasil. A viagem é custeada por meio do projeto 50 Parcerias pelo Clima, que iniciou em 2016 e já possibilitou, além da implantação do Atlas Solar, outros projetos como: substituição da iluminação pública por LED, intercâmbio entre os estudantes e o mais recente, aprovado em 2023, o projeto Brusque Cidade Guardiã das Abelhas.