Defesa Civil divulga boletim das chuvas em Brusque

Nas últimas 72 horas há um acumulado de chuvas de 114,49mm

BRUSQUE

  29 de novembro de 2022


Ouça o texto
Defesa Civil divulga boletim das chuvas em Brusque

A Defesa Civil de Brusque divulgou boletim com as informações das chuvas das últimas horas, nesta terça-feira (29). Nas últimas 72 horas há um acumulado de chuvas de 114,49mm, a maior incidência foi no bairro Souza Cruz. Ao todo a Defesa Civil de Brusque atendeu 28 ocorrências, com duas interdições temporárias de casas.

O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik, falou sobre as chuvas. A Defesa Civil registrou até às 17h desta terça-feira (29) um total de 28 ocorrências, resultado das chuvas que iniciaram no dia 26. Cabendo destaque para as ocorrências desta terça-feira (29). Temos duas interdições parciais de residência, em virtude de deslizamento ocorrido, apenas uma parte da residência, a família não precisou sair de casa e uma temporária no bairro Rio Branco devido a rompimento de tubulação,” disse.

Chuva Continua

Cugik destacou a necessidade de atenção já que as chuvas persistem nos próximos dias. “Apesar da chuva ter dado uma trégua nas últimas horas, é importante ficar atento já que a previsão ainda indica chuvas para esta noite de terça, quarta e quinta-feira. Como temos um acumulado muito grande e com o solo encharcado é importante que a população que more próximo aos barrancos prestem atenção a qualquer sinal de barulho ou início de deslizamento acione a Defesa Civil pelo telefone 199,” esclareceu.

Ocorrências atendidas até às 17h:

Alagamento em via pública – 01 – Dom Joaquim
Alagamento em residência – 05 – Dom Joaquim; Limeira
Deslizamento em residência – 08 – Águas Claras; Limeira; Primeiro de Maio; Santa Luzia
Queda de Muro – 01 – Dom Joaquim
Risco de Queda de Muro – 01 – Souza Cruz
Queda de Árvore – 02 – Azambuja; Centro I
Risco Queda de Árvore – 02 – Dom Joaquim, Guarani
Residência Vulnerável – 05 – Bateas, São Pedro; Tomaz Coelho
Rompimento de Tubulação – 02 – Rio Branco
Avaliação de Pontes – 01 – Limeira

Chuvas

Brusque:
Chuva em 1 hora – 1,18 milímetros – Souza Cruz
Chuva em 12 horas – 10,85 milímetros – Souza Cruz
Chuva em 24 horas – 27,47 milímetros – Souza Cruz
Chuva em 72 horas – 114,49 milímetros – Souza Cruz

Região
Vidal Ramos, últimas 24 horas: 8,55 milímetros
Presidente Nereu, Últimas 24 horas: 12,4 milímetros
Botuverá, últimas 24 horas: 33,6 milímetros
Guabiruba, últimas 24 horas: 28 milímetros

Recomendações:

Tempestade

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

Inscreva-se na newsletter.