Escola Cívico Militar do Paquetá realiza ato alusivo à Independência do Brasil

Escola municipal recebeu diversas autoridades para comemorar os 201 anos da Proclamação da Independência

6 de setembro de 2023

Escola Cívico Militar do Paquetá realiza ato alusivo à Independência do Brasil

Nesta quarta-feira (6), a Escola Cívico Militar do Paquetá, em Brusque, realizou um ato cívico alusivo à Independência do Brasil, data lembrada no feriado desta quinta-feira (7). A ação, que ocorreu no período matutino, contou com a presença do prefeito interino e eleito André Vechi, do vereador e vice-prefeito eleito, Deco Batisti, alunos da unidade, professores, diretores das escolas da rede municipal de ensino, secretários municipais, membros da Associação de Pais e Professores (APP), vereadores, autoridades públicas, pais de alunos e da comunidade escolar.

Para iniciar o ato, 27 alunos trouxeram, cada um, uma bandeira representando cada estado brasileiro e o Distrito Federal. Em seguida, os alunos, junto dos professores, apresentaram uma peça teatral, relembrando a história da independência do Brasil, sob a perspectiva do até então príncipe regente, D. Pedro I, e de sua esposa, princesa Maria Leopoldina. Após a execução do Hino da Independência, os alunos da escola se juntaram diante da bandeira de seu estado de origem, mostrando a diversidade cultural que Brusque abrange.

O diretor da unidade, Emílio Roza, comenta que se sente privilegiado por poder ceder a escola para uma ação tão importante. “Temos um grupo que realmente veste a camisa e faz acontecer. Nossos alunos estão felizes e conseguimos perceber isso. É um privilégio poder receber a comunidade aqui, hoje, para comemorar algo tão importante. Hoje todos puderam ter uma noção de como funciona uma escola cívico militar”.

O prefeito interino e eleito de Brusque, André Vechi, aproveitou para reafirmar seu compromisso com a continuidade do modelo cívico militar na unidade. Disse, ainda, ser entusiasta do método e que lutará para ampliá-lo para outras escolas brusquenses. “É possível notar uma grande diferença aqui na escola, depois da vinda dos militares. A mudança foi extremamente positiva. O trabalho que é realizado junto com os servidores municipais e com os coordenadores da Secretaria de Educação faz com que essa escola tenha grande destaque, não só em Brusque, mas em âmbito regional. A cerimônia foi linda, de fato é algo muito marcante para marcar a comemoração de mais de 200 anos de Independência”, ressalta.

O evento foi realizado um dia antes para que alunos, profissionais da educação e autoridades pudessem estar presentes para participar e prestigiar essa ação. Assim destaca a Secretária Interina de Educação, Ivanete Lago Groh. “Hoje é um dia normal de aula. Assim conseguimos com que alunos e família viessem também prestigiar. Estamos realizando um dia antes, para que todos que gostariam de prestigiar pudessem comparecer”.

Independência ou morte

Dom Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou Dom Pedro I, desempenhou um papel central na independência do Brasil em 1822. Filho de Dom João VI de Portugal, ele proclamou a famosa frase “Independência ou Morte!” às margens do Rio Ipiranga, tornando-se o primeiro imperador do Brasil.

Seu governo marcou o início de uma nação independente, embora ele também tenha enfrentado desafios políticos e conflitos regionais durante seu reinado. Dom Pedro I é lembrado como uma figura fundamental na história brasileira, que desempenhou um papel decisivo na conquista da autonomia do país em relação a Portugal.

Em uma das cenas do teatro, o aluno do oitavo ano que recebeu o papel de Dom Pedro I foi Bryan Ribeiro. “Foi um dia gratificante, os professores e todo o corpo docente se empenharam para fazer o melhor trabalho. Com esses eventos podemos ter educação de forma lúdica, é algo que aprendemos brincando e se divertindo”, finaliza o estudante.