Escolas da rede municipal recebem 280 kits de Arduíno

Materiais vão ser utilizados como ferramenta de ensino para estímulo ao pensamento computacional dos estudantes

12 de abril de 2023

Escolas da rede municipal recebem 280 kits de Arduíno

Diretores das unidades escolares estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (12), na Arena Brusque, para o ato de entrega de 280 kits de Arduíno, adquiridos pela administração municipal e que vão ser utilizados pelos estudantes da da rede municipal de ensino. Na oportunidade, também foi lançado oficialmente o Clube de Robótica, que vai funcionar no contraturno escolar para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em 17 unidades de ensino.

São, ao todo, 280 kits de Arduíno entregues pelo Prefeito Ari Vequi e pela Secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, para as seguintes unidades de ensino: EEF João Hassmann; EEF Alberto Pretti; EEF ngelo Dognini; EEF Cedro Alto; EEF Dr. Carlos Moritz; EEF Lions Club Comp. Oscar Maluche; EEF Nova Brasília; EEF Paquetá; EEF Pe. Luiz Gonzaga Steiner; EEF Pe. Theodoro Becker; EEF Pe. Vendelino Wiemes; EEF Poço Fundo; EEF Ponta Russa; EEF Pref. Alexandre Merico; EEF Prof. Augusta Dutra de Souza; EEF Prof. Augusta Knorring; EEF Prof. Georgina de Carvalho R. da Luz; EEF Prof. Isaura Gouvea Gevaerd; EEF Prof. José Vieira Corte; EEF Rio Branco e EEF Rotary Club Comp. Ayres Gevaerd.

O objetivo da aquisição dos 280 conjuntos de robótica educacional é auxiliar os professores e alunos das unidades escolares da rede municipal no desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades didático-pedagógicas, mediadas pelos elementos eletrônicos e digitais presentes nos Kits Educacionais Arduíno.

O Clube de Robótica

O Clube de Robótica, lançado nesta quarta-feira, vai ser realizado no contraturno escolar, em encontros com duração de duas horas. Inicialmente, o projeto vai contemplar os anos finais – 6º ao 9º ano – do Ensino Fundamental de 17 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.

Cada unidade escolar deve receber a equipe do Laboratório Itinerante de Robótica Educacional (LIRE) no mínimo uma vez por mês e as demais atividades serão desenvolvidas pelo monitor III ou professor de projeto que queira receber formação para fazer parte da prática. Os conteúdos de cada módulo estarão disponíveis na sala do Moodle para acesso tanto dos monitores quanto professores do projeto e servirão como base para o desenvolvimento do projeto.

O Clube de Robótica tem como objetivo principal motivar a comunidade escolar no desenvolvimento de projetos. Ao utilizar a robótica educacional como ferramenta de mediação didático-pedagógica, a meta é introduzir a linguagem e a comunicação digitais no trabalho acadêmico baseado em projetos de aprendizagem ativa e coletiva; incentivando o uso da robótica como tecnologia digital a serviço do bem-estar do ser humano, da comunidade e da preservação do meio ambiente.

Toda a ação visa criar condições para buscar introduzir o “Mundo Digital”, a “Cultura Digital” e o “Pensamento Computacional” no ambiente de atividades dos professores e dos alunos das unidades escolares, e assim para estar em conformidade com o que determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) , e a Política Nacional de “Educação Digital Escolar” (PNED – Lei n. 14.533, de 11 de janeiro de 2023 no seu Art. 1º, § 2º e Inciso II) em toda rede municipal de ensino de Brusque.

Magicubo

Durante o evento, a secretária de Educação também anunciou a ampliação para toda a rede municipal do projeto Magicubo, desenvolvido de forma piloto no ano passado com a turma do terceiro ano da EEF Prof. Augusta Dutra de Souza, e que apresentou excelente resultado.

O projeto utiliza o cubo mágico como ferramenta de aprendizagem e de desenvolvimento cognitivo das crianças, estimulando o pensamento, a lógica, o desenvolvimento intelectual e ainda, contribuindo decisivamente para a interação social dos estudantes, inclusive aqueles com condições motoras especiais. De forma lúdica, o cubo serve para levar os alunos a pensar que todo problema tem solução. Afinal, como todo quebra-cabeça, ele precisa de tempo, paciência e dedicação

A diretora da EEF Prof. Augusta Dutra de Souza, Cristina Knihs Zierke, destaca a importância do projeto para a comunidade escolar. “Foi na nossa escola, Augusta Dutra, que o cubo mágico iniciou. Com o desenvolvimento desse projeto, a robótica não poderia deixar de acontecer. O desenvolvimento das crianças e o interesse delas pela robótica só tem a acrescentar para elas. Vemos uma grande melhoria nos alunos, a robótica causou um impacto muito grande. Eles têm muita ansiedade em começar, já que tudo gira em torno da tecnologia”.

Ao analisar a participação cada vez maior dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem como ferramenta educacional, a secretária de Educação de Brusque, Eliani Bueno diz que não há como retroceder nesse processo evolutivo. “Daqui para a frente, não será mais possível retroagir nesse campo da tecnologia”.

No encerramento do ato de entrega dos kits Arduíno e lançamento do Clube de Robótica, Eliani Buemo ainda antecipou que a Secretaria organiza, para o mês de novembro, a 1ª Mostra de Robótica Educacional da Rede Municipal de Brusque. Na ocasião, os estudantes vão apresentar a toda a comunidade brusquense os projetos desenvolvidos no Clube de Robótica.