Fenarreco por trás dos panos: o fomento turístico, cultural e econômico que movem a festa mais gostosa do Brasil

Campanha Fenarreco Solidária continua até o domingo (22)

BRUSQUE

  18 de outubro de 2023


Ouça o texto
Fenarreco por trás dos panos: o fomento turístico, cultural e econômico que movem a festa mais gostosa do Brasil

A Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) é um evento público que impacta diversas áreas da cidade, como a rede de hotelaria, o comércio, os serviços de transporte e muito mais.

Por ser de caráter governamental, suas contratações são realizadas por meio de licitações. Antes do início da festa, a comissão organizadora decide todos os detalhes, incluindo segurança, limpeza, serviços de cobrança, decoração, atrações musicais, feirinha e comidas. “Após fazer um levantamento de tudo o que a festa requer, é criada a licitação. As empresas interessadas em participar se inscrevem e, a partir daí, começam as negociações. Como se trata de um serviço público, por lei, precisamos sempre fechar contratos com as empresas e prestadores de serviços que oferecem o menor valor”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Helena Boss.

Diante da situação climática vivenciada em Santa Catarina, houve, por menor que fosse, um movimento que pediu o cancelamento da 36ª edição da Festa Nacional do Marreco. Porém, continua Ana Helena, se isso ocorresse, muitas pessoas e famílias seriam prejudicadas financeiramente.

“Passamos por uma situação difícil este ano devido às chuvas. Tivemos que adiar a festa e até discutimos a possibilidade de cancelamento. Isso não ocorreu devido às centenas de pessoas que seriam prejudicadas”, ressalta a secretária. “Neste caso, não estamos falando apenas dos empresários e empresas que investem dinheiro aqui, mas também de várias pessoas, desde a equipe de limpeza até grandes empresas, hotéis e todos os comerciantes da nossa cidade que vendem trajes. Em suma, uma ampla gama de pessoas trabalha em eventos como o nosso.”

Brusque não foi significativamente afetada pelas chuvas, mas diversas cidades vizinhas enfrentaram situações complicadas. Pensando nisso, a comissão organizadora criou a Fenarreco Solidária, uma ação que visa arrecadar produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis para doação às cidades mais afetadas pelas chuvas.

A primeira leva de produtos arrecadados foi enviada nesta semana ao município de Taió, pela Defesa Civil de Brusque. Além de contribuir com a causa, no momento da doação o fenafesteiro garante meia entrada na festa. A ação continua até o domingo (22).

Inscreva-se na newsletter.