Laboratório Itinerante (Lire) já circula pelas Unidades Escolares de Brusque

Clube de Robótica e Magicubo já estão sendo divulgados para todos os alunos

BRUSQUE

  19 de fevereiro de 2024


Ouça o texto
Laboratório Itinerante (Lire) já circula pelas Unidades Escolares de Brusque

Após a primeira semana do ano letivo de 2024,os estudantes e servidores já tiveram a oportunidade de se adaptar às suas rotinas e dar início às atividades educacionais. Tanto que o Clube de Robótica já está com Laboratório Itinerante de Robótica (LIRE) na estrada, apresentando seus projetos.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, explica que neste primeiro momento serão visitadas 17 escolas. “O projeto será apresentado para os alunos do sexto ao nono ano, os quais terão a oportunidade de conhecer os projetos a serem desenvolvidos nos clubes de robótica. Serão 40 estudantes atendidos por escola no contraturno”.

Desde 2022, a Secretaria de Educação realiza ações formativas na área de robótica e tecnologia. “Atualmente, já contamos com mais de 100 servidores formados no curso sobre Pensamento Computacional”, continua a secretária. “A robótica está presente não só para os alunos, mas também para os profissionais, integrando-se ao currículo de todos os segmentos.”

Os projetos desenvolvidos pelas escolas serão apresentados na Mostra de Educação, Tecnologia, Inovação e Ciências – Edutech Brusque, que terá a sua segunda edição em 2024, sendo mais uma vez realizada pela Secretaria de Educação.

“Nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, teremos o Clube de Robótica Maker, onde formamos os professores para que apliquem os métodos com seus alunos”, explica a coordenadora pedagógica, Fabiana Coronel da Silva. “Teremos também a Robótica Kids, outra formação para os profissionais, visando a aplicação da ferramenta em sala de aula”.

Para finalizar, Fabiana comenta que este ano também se inicia o projeto-piloto, Robótica Intermediária. “Vamos testá-lo em cinco escolas. A ideia é construir um robô que siga linhas e também fure bolas”.

Além das ações formativas sobre Pensamento Computacional, o clube está divulgando também o Cubo Mágico. O projeto, que iniciou dentro de uma Unidade Escolar, hoje percorre toda a Rede de Ensino. Alunos vêm se destacando cada vez mais com o projeto, e alguns têm realizado competições fora do município.

Inscreva-se na newsletter.