GeoBrusque acumula mais de oito mil consultas em dois meses de lançamento

Pedidos de consultas físicas caíram desde a implementação do sistema online

9 de fevereiro de 2024

GeoBrusque acumula mais de oito mil consultas em dois meses de lançamento

Lançado há pouco mais de dois meses, o Portal GeoBrusque já apresenta resultados que chamam atenção: são mais de oito mil emissões de consultas online, com uma média de mais de 110 emissões por dia.

Uma das consequências positivas que o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) observou foi um forte decréscimo no número de solicitações físicas, o que fez que grande parte da equipe que fazia esse tipo de atendimento já fosse deslocada para outros serviços internos, trazendo ainda mais agilidade ao setor.

Esse é justamente um dos objetivos do GeoBrusque. Foi isso o que explicou Camila da Silva, coordenadora do projeto. “A meta é automatizar processos, transferindo serviços que hoje são manuais para o sistema, assim podemos aos poucos liberar as horas que atualmente são trabalhadas em protocolos ‘físicos’ para atividades que alimentem o GeoBrusque com informações úteis para a população, que podem ser disponibilizadas de forma automática no sistema interno ou publicamente no portal”, disse.

GeoBrusque chega também às escolas

A equipe do GeoBrusque divulgou o portal e suas ferramentas para professores da rede municipal de educação na abertura dos trabalhos do ano letivo de 2024. O objetivo é que todos os procedimentos e informações disponíveis no portal sejam incorporados pelos professores e levados para dentro das salas de aula.

Além da rede municipal de ensino, o Portal GeoBrusque também foi apresentado aos coordenadores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, onde poderá ser utilizado como fonte de consulta de informações para desenvolvimento de atividades de extensão de seus cursos.

O engenheiro civil Anderson Buss, do Ibplan, afirma que estão disponíveis informações como mapeamento de áreas de risco, declividade de topografia dos terrenos, ruas, lotes, entre outras. “Pesquisas da instituição e trabalhos acadêmicos, especialmente relacionados ao planejamento urbano, já foram desenvolvidos utilizando a base de dados e o Sistema de Informação Geográfica (SIG) da prefeitura, mas a intenção é ampliar cada vez mais o uso, seja na forma de trabalhos acadêmicos, pelos profissionais da área ou por toda a população.” destaca Anderson.

O portal está disponível, de forma gratuita, para emissão online de Consulta Prévia através do site portalgeo.brusque.sc.gov.br .