Jogos da Terceira Idade de Brusque reúne mais de 70 participantes

Disputa ocorreu durante o sábado no Clube Caça e Tiro

19 de fevereiro de 2024

Jogos da Terceira Idade de Brusque reúne mais de 70 participantes

No último sábado (17), ocorreu a disputa do Jogos Municipais da 3° Idade de Brusque (Jasti). Ao todo, foram mais de 70 participantes que disputaram quatro modalidades. Os atletas passaram o dia na competição, que foi disputada no Clube Caça e Tiro. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, foi oferecido café da manhã e almoço para todos.

Na disputa da Bocha Rafa Vollo Feminina, quem levou a melhor foi a equipe Vovó Selma, com as atletas: Arlete Imhof, Dirma Vanolli, Maria Terezinha Horner e Margarete Knihs. No masculino, a equipe São Paulo foi a campeã, com o atleta José Maurici, Claudemir Faust, Mario Zink, Vilson Boos e Valberto Dell Antonia.

No Bolão 23 Feminino, a atleta Maurina Vargas foi campeã. No masculino, o primeiro lugar ficou com João Luiz Alves. Na canastra feminina, de oito equipes participantes, que venceu foi a equipe Pinheirinho, com as atletas Regina Clemer Paza e Cristina Cestari Butchewitz.

No masculino, os campeões foram os atletas José Luiz Knihs e Valmir Vanolli, da equipe Azambuja. No Dominó Femino, a equipe Vive Selma vai ao pódio, com as atletas Rosalia Lang dos Santos e Cecilia dos Santos. No masculino, a grande vencedora foi a equipe São Paulo “A”, com os atletas Ademir Severino e Nilton Clemente.

A fase microrregional do JASTI também será disputada em Brusque. O evento, segundo a Fesporte, está marcado para o dia 9 de abril, no Beneficente. Serão oito municípios participantes, são eles: Brusque, Guabiruba, Nova Trento, Botuverá, Canelinha, São João, Major Gercino e Tijucas.

Prática esportiva na terceira idade

O Jogos Municipais da Terceira Idade é uma forma de garantir a prática esportiva nessa faixa etária, e também promover a integração entre os atletas. O Jasti ocorre todo ano, e sempre reúne diversos idosos apaixonados pelo esporte.

O Chefe de Esportes Comunitários da Fundação Municipal de Esportes, José Carlos Costa, destaca a importância de fomentar a prática na terceira idade. “É fundamental promover o esporte na terceira idade, principalmente para garantir uma melhora da qualidade de vida”.

O Jasti também virou ponto de encontro e de fazer novas amizades. José ainda complementa. “Existe uma série de benefícios, como ajudar a prevenir algumas doenças como diabetes. Além de fortalecer a musculatura, o que melhora a mobilidade. O esporte também é uma ferramenta de integração, que possibilita que os idosos possam fazer amizades. A autonomia também é um ponto importante, faz com que os idosos se sintam mais confienates”, finalizou.

Fotos: José Carlos/Fundação Municipal de Esportes