Lançado o concurso de melhores receitas das cozinhas das escolas municipais

O objetivo é valorizar o papel das merendeiras e merendeiros

3 de abril de 2024

Lançado o concurso de melhores receitas das cozinhas das escolas municipais

Hoje foi oficialmente lançado o Concurso Melhores Receitas, que consiste na apresentação dos pratos feitos pelas merendeiras e merendeiros das escolas municipais. Neste dia 3 de abril, comemora-se o Dia da Merendeira. Portanto, o concurso visa valorizar e prestigiar o trabalho realizado por esses profissionais.

O ato de abertura ocorreu na Escola de Ensino Fundamental (EEF) João Hassmann, no bairro Guarani. Porém, cada unidade realizou uma homenagem às suas profissionais. Na ocasião, o prefeito de Brusque, André Vechi, e a secretária de Educação, Franciele Mayer, puderam sentar, conversar e ouvir as demandas e observações dos profissionais da cozinha.

Tereza Aparecida Santini de Viveiros completará 28 anos de serviço na cozinha em agosto deste ano. Ela destaca que as comidas favoritas das crianças são o macarrão, a polenta e o pão. “Pão com bastante ‘chimia’, margarina, doce de leite, que é o favorito, este eles devoram”, brincou a merendeira.

A dona Tereza também expressa sua gratidão pelo trabalho que realiza. “Convivemos com tantas crianças, as vemos crescendo. Os filhos dos antigos alunos hoje estudam aqui, e nós os vemos. Quando nos encontramos por aí, eles me abraçam, dizem que estão com saudades do macarrão (risos)”.

Concurso

Cada escola poderá inscrever uma receita doce e uma receita salgada. Nos dias 7 e 9 de junho ocorrerá o período de degustação e avaliação dos pratos. As comidas que mais se destacarem, além de garantir premiação para as escolas, serão incluídas no caderno de receitas da rede de ensino.

“Essa é apenas uma forma de prestigiar e agradecer o trabalho que esses profissionais realizam em nossas escolas”, comenta a secretária de Educação, Franciele Mayer. “Temos a noção de que a merenda é a refeição mais importante para algumas crianças em situação de vulnerabilidade. O amor que essas profissionais acrescentam no preparo dos alimentos é fundamental também para as crianças”.

A premiação será dividida em duas etapas, para o prato salgado e o prato doce. Os primeiros colocados garantirão à escola um fogão novinho. Os segundos colocados garantem um forno, e os terceiros um liquidificador novo.