Ponte do Centro: novo cartão-postal de Brusque

Revestimento da estrutura, que ligará a Rodovia Antônio Heil à rua João Bauer, ultrapassa as questões estéticas; descubra

BRUSQUE

  22 de junho de 2023


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Ponte do Centro: novo cartão-postal de Brusque

Nos próximos meses, será inaugurada a maior ponte já construída em Brusque. O projeto da estrutura e a reivindicação da comunidade para sua construção já são antigos e, em 2023, ela será entregue oficialmente para os munícipes. Além de possuir as dimensões de 121,05×17,50 e uma área de 2126,25 m², a grande estrutura apresenta detalhes únicos e inovadores.

Todos os detalhes da obra foram escolhidos por uma razão específica e envolveram diversos profissionais, destaca a secretária de Infraestrutura Estratégica. “Essa missão nos foi dada e algumas questões já estavam pré-estabelecidas. Fizemos novamente a topografia da obra e uma nova arquitetura para esse novo monumento. Foi uma grande batalha para conseguirmos criar um projeto adequado ao sistema viário que já possuímos, bem como à questão da trafegabilidade, como largura necessária e qual caminho seguir, além de toda a parte do projeto arquitetônico que possui diversas normas”.

A nova ponte foi projetada para atender a várias questões viárias. “Existem diversas questões com as quais precisamos nos preocupar, como suporte de carga, como pensamos Brusque para o futuro e seu desenvolvimento. Além disso, essa ponte se destacará em termos de estética e inovação”, complementa.

A arquiteta da SIE, Kenya Suellen Fabiani, uma das responsáveis pelo design da obra, comenta que uma das responsabilidades que ficou a seu cargo foi transformar a ponte em um marco na cidade. “Criamos um novo cartão-postal para a cidade, um grande ponto de referência para todos. Nosso maior desafio foi evitar que essa obra concorresse com a Ponte Estaiada, que também é um grande marco em Brusque. Um dos objetivos foi trazer modernidade para os acabamentos e revestimentos”, explica.

Ao falar sobre o ponto de referência, a arquiteta explica que a cor amarela foi escolhida devido ao contraste que essa cor faz com o cimento. “O amarelo remete ao sistema viário e se destaca em meio à natureza. O material ACM já era algo previsto na construção, porém o trouxemos de uma forma diferente, em 3D, com efeito diamantado criado através de luz e sombra. Além da iluminação viária, a ponte também contará com um projeto luminotécnico, que a tornará ainda mais destacada nesse grande projeto arquitetônico”.

Além da parte estética, as placas em ACM também irão gerar economia ao erário no momento em que a ponte precisar ser limpa, já que a sanitização do material pode ser feita apenas com água e sabão.

A fiscal da ponte e engenheira civil da pasta, Ananda Pertile Markoski, destaca que o tamanho e a altura da ponte se devem ao fato de a obra passar por cima de duas vias, a beira-rio margem esquerda e margem direita. “O projeto foi pensado em diversas frentes, como, por exemplo, evitar problemas em nosso rio. O cronograma de construção segue normalmente e ela será entregue dentro do prazo estimado, que é de 18 meses. O momento mais delicado foi a operação de içamento das vigas, pois envolveu a interrupção do trânsito e o uso de guindastes especiais”.

A obra, com custo aproximado de R$ 23 milhões, teve início em agosto de 2022, e a empresa responsável, Itaúba Incorporações e Construções Ltda, de Curitiba, tem um prazo de 18 meses para finalizar a travessia. Os acessos à ponte, que já estão em andamento, estão sendo construídos pela Secretaria de Obras.

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