Ponto da margem direita da Beira Rio tem êxito como canal extravasor

Trecho entre Loteamento Emma II e a Ponte Pênsil ajudou a escoar as águas do forte temporal de ontem

30 de janeiro de 2024

Ponto da margem direita da Beira Rio tem êxito como canal extravasor

Os brusquenses voltaram a conviver com um forte temporal na noite desta segunda-feira (30), que novamente trouxe consequências desagradáveis ao município, como falta de luz em diversos pontos, alagamentos e muita sujeira.

Apesar disso, uma boa notícia. O trecho da margem direita da Beira Rio, que vai do Loteamento Emma II até a antiga Ponte Pênsil, funcionou muito bem como canal extravasor no período em que o município foi atingido com uma inesperada pancada de chuva.

Mesmo ainda não estando asfaltado, este trecho de aproximadamente 4km já está aberto e o objetivo é, num futuro próximo, liberar o trânsito neste local, como já ocorria antigamente.

Ivan Bruns Filho, secretário de Obras e Serviços Públicos, explicou como funciona a dinâmica da região em tempos de cheias. “Ali é mais um trecho onde o rio abre a calha e pega velocidade, aumentando o escoamento. Com todas essas cheias, acabou aterrando com lodo, com detritos, com sujeira. Então, a gente tem feito uma limpeza, um nivelamento e uma abertura das saídas d’água novamente”, detalhou Ivan.

Ele explicou o que acontece na área e o trabalho feito pela sua pasta no local. “A gente tem intensificado o trabalho de limpeza em mais um trecho da Avenida Beira Rio, ali do Loteamento Emma II, sentido Itajaí. É um trecho de aproximadamente 4 km que já está aberto, não está pavimentado, mas cumpre um importante trabalho que é do canal extravasor numa cheia”, disse o secretário.

O secretário está pensando adiante e mostra os planos para o futuro da via. “Deixando essa rua em condição, assim que a gente terminar essa parte de limpeza, a gente já vai com a patrola, vamos botar um areião e liberar o tráfego ali de novo como havia anteriormente. Para carros, caminhões. Era mais um desvio para fugir do trânsito”, concluiu Ivan.