Posto de Coleta de Leite Humano precisa de doações

Serviço do Programa Amamenta Brusque convida mais mães a aderirem à doação voluntária de leite materno

BRUSQUE

  16 de abril de 2021


Ouça o texto
Posto de Coleta de Leite Humano precisa de doações

O Posto de Coleta de Leite Humano, do Programa Amamenta Brusque, está com baixa quantidade de mães fazendo a doação voluntária de leite materno. O serviço, que funciona no segundo andar da Policlínica, no Centro, convida as mães que estejam em período de amamentação e tenham leite disponível, para que colaborem e doem. O leite materno é essencial para os bebês, especialmente os prematuros e a recomendação dos especialistas da área médica é de que seja o alimento exclusivo das crianças a partir do nascimento até os seis meses de vida.

Sheila Neves, enfermeira responsável pelo serviço, conta que o Posto de Coleta de Leite Humano existe desde 2014, com o objetivo de fazer a captação de doadoras que, de forma voluntária, doam o seu leite. Encaminhado todas as terças-feiras para Blumenau, onde é pasteurizado, esse leite é disponibilizado em especial para os bebês prematuros. “Parte desse leite pasteurizado fica, então, em Blumenau, para a UTI Neonatal do Hospital Santo Antônio, que atende os pacientes de Brusque, e parte vem para a cidade, a fim de preencher a demanda da pediatria dos hospitais Azambuja e Imigrantes”, explica a profissional.

Ao longo de 2020, o Posto de Coleta de Leite Humano de Brusque totalizou aproximadamente 300 litros de leite humano coletado junto às doadoras voluntárias. Neste ano de 2021, desde janeiro até agora, em torno de 30 mães já fizeram a captação de cerca de 50 litros. “Como é uma ação totalmente voluntária, há picos de participação. E no momento, estamos com muito poucas mães colaborando com o Posto de Coleta, por isso, convidamos mais mulheres a se engajar nesta causa que faz a diferença na vida dos bebês prematuros”, ressalta a enfermeira.

Toda mulher que tenha leite materno pode ser doadora. Para colaborar e receber as devidas orientações sobre os procedimentos, além do suporte do Amamenta Brusque, que vai na casa da mãe buscar as doações, basta a interessada se dirigir à Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou procurar diretamente o Posto de Coleta de Leite Humano, que funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, no segundo andar da Policlínica, no Centro. Informações e orientações não só sobre a doação de leite materno mas acerca de qualquer dificuldade que a mãe possa ter sobre aleitamento também podem ser sanadas pelo telefone do Amamenta Brusque, 3255-6840.

Fotos: Divulgação – Serviço Amamenta Brusque

Inscreva-se na newsletter.