Prefeito de Brusque, Ari Vequi, participa do Fórum Parlamentar em Defesa das Instituições Comunitárias de Ensino Superior de Santa Catarina

Evento foi realizada no Auditório Dr. Germano Hoffmann, na Unifebe

12 de abril de 2023

Na noite desta quarta-feira (12), o prefeito de Brusque, Ari Vequi, participou do Fórum Parlamentar em Defesa das Instituições Comunitárias de Ensino Superior de Santa Catarina, que ocorreu no auditório Germano Hoffmann, na Unifebe. O grupo de trabalhos será coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes e envolverá outros 25 parlamentares signatários e tem como objetivo apoiar e fortalecer as universidades comunitárias.

Na composição de mesa de honra, estavam presentes, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, o presidente do fórum, deputado Napoleão Bernardes, o Reitor da UNIPLAC, Kaio Henrique Coelho do Amarante, o vice-presidente da Associação Empresarial de Brusque, ACIBr, Marlon Sávio Sassi, o assessor de relações institucionais e governamentais do ACAFE, Adriano Rodrigues e a vice-presidente do diretório central dos estudantes da Unifebe, Bruna Maira de Freitas Lorenzi. Além das autoridades, professores, alunos e coordenadores prestigiaram o evento

O deputado Napoleão Bernardes enfatiza a grande importância das universidades comunitárias. “Esse Fórum surgiu, em primeiro lugar, para fazer um reconhecimento histórico do papel das universidades comunitárias. Precisamos fortalecer esses modelos de universidades, que são tão importantes, principalmente na região, aqui temos diversas delas. Essas universidades são construídas por suas comunidades, sem fins lucrativos, todo seu resultado é totalmente reinvestido na própria comunidade. Elas contribuem decisivamente para transformar a vida das pessoas”

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, ressalta que o modelo catarinense de universidade comunitária é um dos melhores do país. “Essas universidades comunitárias são a razão do nosso grande desenvolvimento. A distribuição delas fez com que nosso estado seja dividido economicamente. As universidades comunitárias de cada região fortalecem o mercado da própria região”.

O assessor de relações institucionais e governamentais do ACAFE, Adriano Rodrigues comenta que, “estar em Brusque representa um movimento muito importante para a economia, e onde tem economia, tem desenvolvimento, educação, inovação e tem claro, uma universidade comunitária. Cada universidade comunitária espalha na região tem sua própria cultura, nosso ensino superior é destacado também por isso. Elas se mantêm alinhadas a tradições e a indústria”.

A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz relembra que a Unifebe é uma universidade comunitária. “Nascemos da vontade do povo, a 50 anos, e desde lá tem se desenvolvido, nascemos para a comunidade e para ela nós servimos. Temos que conhecer a realidade das famílias, das empresas, do mercado local. Este momento é para conversamos sobre isso. Nossa casa está cheia, é um momento leve de falar sobre o que conhecemos bem, mas temos que sempre fortalecer”.