Prefeitura inicia projeto-piloto de arborização urbana

Na primeira etapa serão contempladas três ruas do bairro Jardim Maluche

14 de novembro de 2023

Prefeitura inicia projeto-piloto de arborização urbana

A Prefeitura de Brusque, em parceria com a Epagri e a Associação dos Apicultores e dos Meliponicultores de Botuverá e Região (Apibo), iniciou um novo projeto de arborização urbana do município, com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Nesta primeira etapa serão contempladas as ruas Vereador Oscar Krieger, Carlos Graf e João Archer, no bairro Jardim Maluche.

A arborização traz diversos benefícios, como o sombreamento, o embelezamento, a renovação do ar e outros benefícios para pássaros e insetos, como explica o engenheiro agrônomo da Epagri, Edgar Becker: “É um projeto-piloto e o objetivo é plantar árvores que sejam nativas da Mata Atlântica, que elas produzam flores para as abelhas, frutas para pássaros e também para o consumo humano. Nessas primeiras ruas escolhidas temos algumas escolas: Sesi, Dom João Becker e Hilda Ana Eccel, porque nosso objetivo também é promover a educação ambiental”.

Nestas primeiras semanas de novembro, as equipes do Horto Florestal, sob supervisão e orientação da Epagri, estão fazendo a seleção das árvores que já existem no local, retirando das árvores velhas, preparação de covas com adubação e até o final do mês serão plantadas as novas mudas.

“Fizemos toda a divulgação também nas escolas, com os profissionais, alunos, para que eles repassem aos pais e comunidade, para que eles saibam o que está acontecendo e possam ser propagadores do projeto”, pontua.

O diretor do Horto Florestal, José Gilmar Pereira, ressalta que “nossa equipe está comprometida em fazer o projeto acontecer. Estamos trabalhando na retirada das árvores comprometidas, poda das árvores que vão ficar e na limpeza. Em seguida começaremos o plantio das novas mudas”.