Primeiro Abraço: projeto de saúde aborda o cuidado materno-infantil e conecta mães e filhos

Projeto tem como objetivo orientar sobre a maternidade e ofertar cuidados com os recém-nascidos

14 de abril de 2023

O Programa Primeiro Abraço, desenvolvido pela Rede Municipal de Saúde, visa assegurar à mulher e ao recém-nascido, atenção humanizada e desenvolvimento saudável. Com o Programa, a Secretaria de Saúde amplia o acesso aos serviços ofertados para a promoção da saúde materno-infantil e orienta as famílias sobre a importância do devido acompanhamento nos primeiros dias de vida do bebê, para prevenir, assim, a morbidade e a mortalidade neonatal. De modo que, assim como um abraço, a ação visa cercar a criança e a família de cuidados, acolhendo as principais demandas do nascimento e do pós-parto.

O projeto foi desenvolvido como parte da Política Nacional da Rede Cegonha, através da parceria entre a Prefeitura de Brusque e o Hospital Azambuja. O projeto tem como objetivos ainda, orientar na maternidade sobre aleitamento e demais cuidados com o recém-nascido. Realizar os agendamentos dos principais atendimentos como pediatra, visita domiciliar na atenção básica e testes de triagem neonatal, além de ofertar à família um kit para o bebê com itens de higiene para o recém-nascido.

O Programa Primeiro Abraço foi implantado no município no ano de 2020. O programa é desenvolvido no alojamento conjunto, onde todos os dias úteis uma técnica de enfermagem comparece e realiza as visitas em cada leito. No ano de 2022, o Programa realizou aproximadamente 812 atendimentos de binômios mãe-filho, o que corresponde a 60% do total de nascidos vivos atendidos pelo SUS em Brusque.

“Há evidências de que a maioria dos óbitos neonatais ocorrem por causas evitáveis, em especial por falta de assistência adequada à gestante e ao recém-nascido. Dessa maneira, entende-se que, para se trabalhar em rede, é fundamental que todos os pontos de atenção necessários ao cuidado materno-infantil estejam conectados, refletindo na melhoria da qualidade da assistência prestada e detecção precoce de doenças”, ressalta a enfermeira e idealizadora do Programa, Sheila das Neves.

Ainda em 2022, foram ainda 699 consultas pediátricas agendadas e entregues 750 kits do programa. Na atenção primária referente ao ano de 2022 houve um incremento de 18% no número consultas de enfermagem e médica ocorridas no primeiro mês de vida da criança.

Os recém-nascidos classificados como de risco são agendados para o pediatra e para a equipe de atenção primária, garantindo a vinculação com o território de origem e o acesso ao atendimento especializado, já os bebês de baixo risco são agendados somente para as equipes de atenção primária. Caso a mãe em período de pós-parto tenha alguma dúvida ou dificuldade na amamentação é oferecido um atendimento no serviço de referência em aleitamento do município, o posto de coleta de leite humano Amamenta Brusque. Desse modo, garante-se a vinculação da família aos serviços de saúde em tempo oportuno e primeira consulta do recém-nascido ainda nos primeiros dias de vida como preconizado pelo ministério da saúde.

O Programa Primeiro Abraço é uma das cinco ações que representaram o município de Brusque, no 8° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, nas cidades de Capivari Baixo e Tubarão. O trabalho foi apresentado dentro da 5° Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”.