Projeto brusquense “Gincana da Imunização” vai representar SC no XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde

Experiência foi apresentada e selecionada na 5ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, durante o 8³ Congresso de Saúde do estado

13 de abril de 2023

O Projeto “Gincana da Imunização: Melhorando indicadores por meio de trabalhos criativos”, promovido pela Secretaria de Saúde de Brusque, foi selecionado nesta quinta-feira (13), para representar Santa Catarina no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia. A ação foi idealizada pela enfermeira Natalia de Andrade Cabral Marchi e a articuladora do Núcleo de Educação Permanente de Saúde e Humanização (NEPSHU), Rafaela Doria,

A experiência Gincana da Imunização foi apresentada na terça-feira (11), representando o município de Brusque no 8º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, dentro da 5ª Mostra intitulada “Brasil, aqui tem SUS”. Os 452 projetos inscritos no Congresso foram avaliados por uma comissão julgadora e as 20 melhores notas médias representarão Santa Catarina na etapa nacional na mostra, que integra a programação do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, agendado para o período de 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO).

“Um momento como esse é muito bom, pois promove a troca de conhecimento. Tinha trabalhos muito bacanas. Podemos ver outras ideias que nos ajudam a guiar nossa conduta pelo município, e também percebemos que existem outras iniciativas que já são adotadas aqui, mas não são inscritas em forma de projeto, mas sabemos que estamos indo pelo caminho certo”, ressalta a idealizadora do projeto, Natália de Andrade.

O projeto

Com o intuito de aumentar o indicador de cobertura vacinal no município, resgatar a importância e intensificar as ações de imunização, combater as determinantes da hesitação vacinal e incentivar as equipes de saúde, durante junho de 2022, foi realizada a Gincana da Imunização entre as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As equipes foram classificadas em duas categorias: as que possuem sala de vacinação e as que não possuem. Todas as ações realizadas pelas equipes neste período foram avaliadas por uma comissão julgadora que analisou critérios como a proporção de vacinas aplicadas, apresentação e execução do plano de ação de busca ativa, criatividade da equipe, ações realizadas relacionadas a imunização na comunidade escolar, além do incentivo da vacinação e envolvimento da equipe.

Após o período da Gincana, foi constatado um aumento significativo de doses aplicadas de vacinas, bem como a interatividade da população com as atividades e as equipes de saúde. A enfermeira e idealizadora do projeto, Natália de Andrade, destaca que os resultados ultrapassaram somente o aumento de doses aplicadas.

“Após dois anos dedicados basicamente à pandemia de Covid-19 e suas consequências, nacionalmente as taxas de cobertura vacinal caíram e os serviços de saúde necessitam se reorganizar e retomar algumas ações de promoção e prevenção. A ideia da gincana veio como uma estratégia norteadora de ações e incentivo ao trabalho criativo das equipes. Os resultados foram muito além do aumento de doses aplicadas no período. Houve resgate das ações escolares, verificação das cadernetas de vacinação, integração de membros da mesma equipe, e aceitação da comunidade nas ações propostas”, enumera.

O projeto foi criado buscando resgatar as ações de imunização, bem como promover a cobertura vacinal de rotina, como pentavalente e poliomielite. Por conta dos resultados alcançados e o reconhecimento a nível nacional, a equipe do projeto estuda retomar futuramente com a Gincana de Imunização.