Rede Municipal de Saúde Recebe Capacitação sobre Pré-Natal e Puericultura

Encontros têm como objetivo trazer atualizações sobre os temas aos profissionais da Saúde Pública

27 de novembro de 2023

Rede Municipal de Saúde Recebe Capacitação sobre Pré-Natal e Puericultura

O grupo condutor da Rede Cegonha de Brusque encerrou as atividades de 2023 com duas importantes capacitações. No dia 27 de outubro, ocorreu um encontro com todos os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde para tratar do tema “Saúde da Criança”. Quem comandou a capacitação foi a palestrante Kátia Cilene, pediatra da Rede Municipal, que abordou os principais temas relacionados à puericultura e exame físico da criança.

Na tarde do dia 22 de novembro, os médicos da Atenção Primária à Saúde estiveram em uma atualização sobre o Pré-Natal com foco na diabetes gestacional e as síndromes hipertensivas na gestação. As médicas obstetras e ginecologistas Vanessa Sauer e Érika Mauch conversaram sobre o tema e debateram a forma de aplicação na Rede.

A responsável pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha, Sheila Neves, comentou sobre o intuito das capacitações. “A gente organizou essas capacitações com os profissionais visando melhorar e oferecer à nossa população um tratamento mais humanizado e qualificado. As duas atualizações tiveram como objetivo trazer o que há de mais recente na literatura e nos protocolos do Ministério da Saúde. Acreditamos que desta forma conseguiremos melhorar nossos indicadores”, conclui.

Os temas abordados nos dois encontros são de extrema importância. O pré-natal representa uma janela de oportunidade para que o sistema de saúde atue integralmente na promoção e, muitas vezes, na recuperação da saúde das mulheres, sendo considerado uma estratégia fundamental para a prevenção da mortalidade materna, pois é por meio desse acompanhamento que se pode fazer avaliação precoce e contínua de fatores de risco e prescrição de estratégias de prevenção de complicações.

Já a puericultura tem como objetivo a realização da avaliação integral da criança, abordando os aspectos de crescimento, desenvolvimento neuropsicomotor, vacinação, intercorrências, estado nutricional, de modo que a criança alcance a vida adulta sem influências desfavoráveis decorrentes da infância.

“Essas são estratégias para a gente transpor a implantação de políticas públicas, como a saúde da mulher e da criança. Essas duas ações são de grande importância para debater os índices de mortalidade infantil, que em muitos casos poderiam ser evitados com o Pré-Natal. É importante que os profissionais saibam identificar”, finaliza a secretária de Saúde, Thayse Rosa.