Rio Itajaí Mirim pode atingir 6 metros até as 7h desta segunda-feira (9)

Foram 26,8 milímetros de chuva registrados até o momento no município, nas últimas 24 horas

8 de outubro de 2023

Rio Itajaí Mirim pode atingir 6 metros até as 7h desta segunda-feira (9)

A nova projeção da Defesa Civil, realizada na noite deste domingo (8), aponta que o pico do rio Itajaí Mirim nas próximas horas será inferior ao registrado durante a madrugada passada. O curso fluvial deve superar os seis metros até a manhã desta segunda-feira (9). A última medição, realizada às 19h, indicava que o rio marcava 5,04 metros.

A atualização não traz preocupações quanto à altura do rio, mas as equipes continuam fiscalizando possíveis deslizamentos. “Houve um acréscimo de ocorrências, a grande maioria delas relacionadas com deslizamentos. Precisamos primeiro ficar atentos, pois a previsão é de chuva durante a noite. Quanto ao rio, ele voltou a sair da calha neste domingo, e deve atingir os seis metros durante a manhã de segunda-feira”, ressalta o chefe de vistorias e fiscalização da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugiki.

Nas últimas 24 horas Brusque registrou 26,8 milímetros de chuva. Nas últimas 24h, houve 47 ocorrências espalhadas por diversas regiões do município. As mais comuns são os deslizamentos em residências. O município ainda registra que nenhuma pessoa está desabrigada ou desalojada. Desde do início das fortes chuvas, na quarta-feira (4), a cidade já registrou 146 ocorrências.

“O solo está muito encharcado e deve permanecer assim por bastante tempo, mesmo depois que a chuva parar. Todo cuidado neste momento é pouco, e qualquer ocorrência pode ser relatada no telefone da Defesa Civil, 199”, destaca o prefeito de Brusque, André Vechi.

A situação do Rio Itajaí Mirim em Brusque no momento é de atenção. Nas últimas 24 horas, Vidal Ramos registrou 26,08 milímetros de chuva; Presidente Nereu, 53,6 milímetros; Botuverá, com o volume um pouco mais elevado, 66,31 milímetros e Guabiruba, 55,2 milímetros. Em Brusque, nas últimas seis horas, foram registrados 13,96 milímetros de chuva. Nas últimas 12 horas, 25,73 milímetros e nas últimas 48h, 46,05 milímetros.

Em Guabiruba, a situação do rio é estável, com 2,12 metros. Nas outras cidades vizinhas, o rio está em estado de atenção. Vidal Ramos apresenta 3,36 metros e Botuverá 4,58.

A próxima atualização deve ocorrer por volta das 22h deste domingo (8).