Samu: Unidade de Brusque completa 17 anos

Comemoração do aniversário foi realizada no Corpo de Bombeiros

28 de março de 2023

Samu: Unidade de Brusque completa 17 anos

Neste mês de março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa 17 anos de trabalho em Brusque. Para marcar a data, foi realizado um ato no Corpo de Bombeiros, na tarde desta terça-feira (28), que reuniu a equipe do Samu, o vice-prefeito, Gilmar Doerner, o secretário de Saúde Osvaldo Quirino de Souza e membros da pasta, e demais convidados.

A coordenadora da base de Atendimento Básico do Samu, Aline Fagundes, comenta que “esse ano foi providencial para a equipe. A gente teve uma implementação de recursos bem importante, renovação de equipamentos, aquisição de uma nova viatura, que chega para qualificar o nosso atendimento, assim como os uniformes que devem chegar no próximo mês”.

O Samu de Brusque, atende cerca de 10 chamadas por dia.“Em média, a gente tem 300 ocorrências por mês, uma demanda bem alta de atendimento, que na grande maioria tratasse de casos graves”, finaliza a coordenadora.

O vice-prefeito, Gilmar Doerner, celebra o aniversário do órgão. “Eu conheço de perto quem está envolvido com os trabalhos, a maneira e a responsabilidade que eles possuem, nos momentos difíceis, eles chegam e ajudam, que prestam socorro, de uma forma muito profissional. Parabéns ao Samu, somos gratos aos 17 anos de trabalhos prestados à nossa comunidade brusquense”.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, ressalta que “o Samu é um grande órgão do estado, que está sempre ao lado da população, nos momentos mais difíceis, que são os das urgências médicas, buscando paciente, atendendo em casa, salvando vidas 24 horas por dia. A equipe é formada por profissionais experientes, capacitados e que doam parte da sua vida em prol do próximo. Muitas vezes são profissionais que têm seus problemas pessoais mas ficam firmes no trabalho”.

O Samu em Brusque

A regulação do Samu brusquense é feita pelo município de Blumenau. A unidade local também é responsável pelos atendimentos de urgência e emergência das cidades de Guabiruba e Botuverá, com uma média de 300 atendimentos mensais. Atualmente o Samu conta com quatro equipes, formada por condutores socorristas e técnicos de enfermagem, que fazem os atendimentos das ocorrências. A unidade de suporte básica é ocupada por um condutor e um técnico, então são oito profissionais ao todo, nove com a coordenadora.

Melhoria

Além da Unidade de Suporte Básico (USB), gerida pelo município, a estrutura do Samu em Brusque foi recentemente incrementada. No final de 2022, o Samu local recebeu um importante investimento, com a instalação da Unidade de Suporte Avançada (USA), no bairro Azambuja, nas proximidades do hospital. Com um investimento de aproximadamente R$ 4.1 milhões, a unidade conta com 10 médicos, cinco enfermeiros, cinco socorristas e quatro auxiliares de higienização, além de ambulância com UTI móvel. O investimento veio do Governo do Estado e foi executado pela Fundação de Apoio ao Hemosc, a FAHECE, que é a gestora do Samu em Santa Catarina.