Secretaria de Educação apresenta monitoramento das metas do plano municipal de educação (PME) de Brusque

Intermediada pela Associação de Município do Vale Europeu (Amve), as metas foram apresentadas para representantes da Secretaria do Tesouro Nacional

19 de maio de 2023

A Secretaria de Educação de Brusque, apresentou, por intermédio da Associação de Município do Valeu Europeu (Amve), o monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação (PME) de Brusque, para representantes da Secretaria do Tesouro Nacional. A reunião foi realizada de forma online. A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, falou em nome da pasta e a apresentação foi feita pelo contador da prefeitura, Cristiano Bittencourt e pelo José Rafael Corrêa, representando Amve, e Claudia Magalhães e Ana Karolina Dias, dentre outros, representando a Secretaria do Tesouro Nacional.

O principal objetivo da reunião, foi apresentar a metodologia para vinculação das metas do PME ao planejamento de execução orçamentária. Iniciou apenas como uma ferramenta de prestação de contas para o Tribunal de Justiça, mas atualmente ela é utilizada como uma ferramenta de gestão para tomadas de decisões na Secretaria de Educação.

A Secretária de Educação, Eliani, explica que, “fomos convidados por intermédio da Amve, para participar desta reunião. O monitoramento do PME é referência nacional. Com esse dado, os técnicos vêm conhecer como é feito o processo de monitoramento. Isso é muito importante, é uma secretária muito relevante nos reconhecendo. A partir dessa reunião fica estabelecido que estamos em contato permanente com essa equipe de técnicos”.

O que é Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação (PME) é um instrumento de planejamento de médio prazo elaborado pelos municípios com o objetivo de estabelecer metas, diretrizes e estratégias para a educação local em um determinado período. Ele é uma ferramenta importante para garantir o acesso à educação de qualidade e para promover melhorias no sistema educacional municipal.

O PME é baseado em um diagnóstico da situação educacional do município e considera as demandas e desafios locais. Ele abrange desde a educação infantil até o ensino superior, englobando tanto a educação básica quanto a educação profissional e tecnológica. O plano deve contemplar todas as etapas, modalidades e níveis de ensino, bem como a formação de professores, gestão educacional, financiamento e infraestrutura.