Secretaria de Obras e Serviços Urbanos intensifica trabalho de limpeza e desassoreamento de valas

Serviço garante bom funcionamento do sistema de drenagem e previne inundações

3 de julho de 2023

As valas são canais projetados para captar e direcionar a água da chuva para evitar que ela se acumule nas ruas e cause transtornos para os moradores. No entanto, ao longo do tempo, essas valas podem ficar obstruídas devido ao acúmulo de detritos, como folhas, galhos, lixo e sedimentos, tornando-se menos eficientes.

A Secretaria de Obras é responsável por realizar a limpeza periódica dessas valas, removendo todo o material indesejado e garantindo que o fluxo de água seja adequado. Esse processo envolve a utilização de equipamentos especializados, como retroescavadeiras, caminhões de sucção e outros dispositivos de limpeza.

Ao manter as valas limpas, a Secretaria de Obras contribui para a prevenção de inundações nas áreas urbanas. “Quando as valas estão obstruídas, a água da chuva não tem para onde escoar, podendo acumular-se nas ruas, calçadas e áreas residenciais. Isso pode resultar em danos às propriedades, interrupção do trânsito e riscos à segurança dos cidadãos”, explica o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.

Além disso, a limpeza adequada das valas também promove a preservação do meio ambiente. “Ao remover os resíduos e sedimentos das valas, evita-se que esses materiais sejam arrastados para rios, córregos e outros corpos d’água, onde podem impactar a vida aquática”.

“É importante ressaltar que a responsabilidade pela manutenção das valas não é apenas da Secretaria de Obras, mas também dos moradores e da comunidade em geral. É fundamental evitar o descarte inadequado de lixo nas ruas, calçadas e valas”, ressalta o secretário.