Secretaria de Obras trabalha desde a madrugada na limpeza da cidade após as chuvas

Efetivo da secretaria começou às 2h, movimentando as águas da Beira Rio

BRUSQUE

  13 de outubro de 2023


Ouça o texto
Secretaria de Obras trabalha desde a madrugada na limpeza da cidade após as chuvas

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Brusque trabalha desde o início da madrugada desta sexta-feira (13) na limpeza dos principais pontos afetados pelas fortes chuvas que caíram em Brusque nas últimas horas.

O destaque fica por conta das atividades para que a Beira Rio pudesse ser liberada, o que aconteceu por volta de 17h, bem como a desobstrução da estrada geral da Serra do Moura, no bairro Nova Itália, atingida por uma significativa queda de barreira nesta quinta (12).

“A partir das 2h, quando o rio já vinha baixando, todo o maquinário da secretaria se direcionou para a Beira Rio. A partir das 2h30, 3h, elas já estavam movimentando as águas, fazendo o tradicional trabalho que visa não deixar a lama sedimentar na pista”, explica o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.

Bruns explica que a partir das 6h30, com praticamente todo o rio Itajaí Mirim dentro de sua calha natural, os trabalhos de limpeza foram intensificados. “Começamos com todo o nosso maquinário e pessoal próximo da rotatória da Apae, lavando a pista com os caminhões pipa, tirando aquele excesso de lama que havia ficado”, enfatiza.

Os trabalhos prosseguem durante o final de semana para que, na próxima segunda-feira (16), toda a Beira Rio esteja liberada para o tráfego seguro de veículos.

Já em relação à Serra do Moura, Ivan comenta que os serviços foram iniciados na manhã desta sexta-feira (13), após a Defesa Civil de Brusque liberar o trecho para que os servidores trabalhassem com segurança na desobstrução da via, atingida por uma queda de barreira.

“Levamos para lá uma escavadeira, uma carregadeira e três caminhões para que pudéssemos agilizar este serviço. Era um caso que já estava bem preocupante. A comunidade estava isolada. A gente tirou árvores, troncos, muita lama, material muito saturado. Mas fizemos a limpeza e colocamos uma base na estrada para dar condição de acesso aos moradores daquela localidade”, salienta.

Margem Esquerda

O secretário de Obras explica, ainda, que a grande prioridade, no momento, é devolver a trafegabilidade à margem direita da Beira Rio. Por isso, os trabalhos de limpeza na Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira (margem esquerda) começam a partir da próxima semana.

Inscreva-se na newsletter.