Setembro Amarelo: prefeito André Vechi assina Plano Municipal de Valorização da Vida

Documento aborda a promoção de políticas públicas voltadas à saúde mental no município

15 de setembro de 2023

Foi assinado, na tarde desta sexta-feira (16), o Plano Municipal de Valorização da Vida, documento que compila uma série de políticas públicas voltadas à prevenção de doenças mentais e ao combate ao suicídio.

O ato ocorreu no gabinete do prefeito interino e eleito André Vechi, na presença de Thayse Rosa, secretária de Saúde do município. Também esteve presente a coordenadora de Saúde Mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Inajá Araujo, que liderou os trabalhos de produção do documento balizador.

O município de Brusque vem enfrentando um aumento contínuo nos casos de pessoas afetadas por diversos tipos de sofrimento mental. Nesse aspecto, o plano atende uma demanda antiga, contendo ações de promoção de saúde, além de solicitar uma reserva do orçamento municipal para a adoção de políticas públicas voltadas à educação permanente de atenção psicossocial.

Diretrizes transversais que englobam esporte, cultura, lazer, educação e medidas efetivas de saúde para diminuir os índices de doenças mentais na cidade também estão presentes no diagnóstico. A coordenadora do Caps comemorou a assinatura do decreto que institui o documento municipal. “É uma vitória para o município, porque nós tivemos um aumento significativo no número de atendimentos nos últimos três anos. Nossa média de sucidio em 2022 foi de 15.4, o que é considerado muito elevado”, comenta.

A secretária de saúde Thayse Rosa, destacou a importância do plano, construído à várias mãos e englobando vários setores da administração pública. “Ele foi concebido de forma multiprofissional e será operado em várias frentes, como atividade físicas, grupos de apoio, entre outros. Ainda existe um tabu quando se fala das questões de saúde mental. Por isso, é preciso ainda fortalecer o tema no município e, principalmente, prevenir”, ressalta.

A primeira ação que será colocada em prática será logo no dia 27 de setembro, com a promoção de uma palestra com o psiquiatra Homero Luiz Alves Gastal. O evento será direcionado aos médicos da Atenção Básica e tratará sobre o tema da depressão, tida como uma das principais causas de suicídios.

O prefeito de Brusque, André Vechi, aproveitou a oportunidade para parabenizar os idealizadores do Plano Municipal de Valorização da Vida, enfatizando as ações práticas que o mesmo engloba. “Não vai só trabalhar na conscientização, mas, também, na promoção de ações efetivas para podermos reduzir o índice de óbitos na cidade, que vem aumentando nos últimos anos. Esta ação vem no sentido de implantar ferramentas de valorização da vida”, finaliza o prefeito.