Varal Solidário promove a solidariedade e a sustentabilidade em Brusque

Projeto possibilita troca de roupas entre moradores do município

28 de junho de 2023

Varal Solidário promove a solidariedade e a sustentabilidade em Brusque

Possibilitar a troca de roupas entre moradores da cidade é o objetivo do Varal Solidário, ação anual realizada pela Fundação Cultural de Brusque, por intermédio da Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral. Dentre os objetivos, está promover a sustentabilidade e a solidariedade ao renovar o guarda-roupas, além de fomentar o espírito de colaboração entre os cidadãos.

A ideia central da ação é bastante simples, porém, extremamente eficaz. Através do projeto, os membros da comunidade são convidados a doar livremente as roupas que não utilizam mais. As peças doadas são organizadas em um varal montado especialmente para essa finalidade nas dependências da Biblioteca Municipal, tornando-se acessíveis a todos que desejam participar da iniciativa.

A magia do Varal Solidário reside no fato de que qualquer pessoa pode encontrar roupas que lhe interessem e levá-las para casa, sem nenhum custo. As peças estão disponíveis para todos, e a única restrição é que cada cidadão leve, no máximo, três peças.

Em 2022, a Biblioteca contabilizou a doação de mais de duas mil peças de roupas. Número já ultrapassado até junho de 2023. O varal fica localizado na porta de entrada da Biblioteca, na Praça da Cidadania.

“O projeto funciona desde 2019. Algo que parece simples, mas que atende muitas pessoas que circulam pela cidade. Fazemos a campanha anualmente, não somente no inverno. Nós selecionamos as peças, colocamos no varal, e as pessoas podem levar para a casa”, destaca a bibliotecária Kátia Costa.

A campanha anual não apenas fomenta o sentimento de comunidade, mas também estimula a consciência ecológica. Ao incentivar a doação e a reutilização de roupas, o Varal Solidário contribui para a redução do desperdício têxtil.

A moradora do bairro Dom Joaquim, Rose Antunes, já conhece o projeto desde 2019, e afirma que o Varal Solidário é de grande relevância. “O projeto é lindo. As pessoas podem dar a destinação correta das roupas, assim elas não acabam no lixo, e fazem o bem para o próximo. Além disso, se gostar de alguma roupa ou está precisando, pode levar para casa e usar. Para mim, é mais que uma troca de roupas, pois cria um sentimento de pertencimento da comunidade, e ajuda o meio ambiente”, ressalta.

A Biblioteca oferece o espaço físico necessário para a organização do varal e a logística envolvida na recepção, classificação e distribuição das roupas. A equipe da biblioteca trabalha em conjunto para a continuidade do projeto.