Águas Claras: pavimentação comunitária na rua João Batista Debatin é inaugurada

Via possui 342 metros de extensão

6 de fevereiro de 2024

Águas Claras: pavimentação comunitária na rua João Batista Debatin é inaugurada

Festa, alívio e um grande sentimento de orgulho. Foi assim que os moradores da rua João Batista Debatin, em Águas Claras, se sentiram no evento de inauguração da pavimentação de sua via, a primeira a ser entregue no município pelo Programa de Pavimentação Comunitária no ano de 2024.

Ainda em 2019, os moradores da localidade solicitaram ao poder público municipal a adesão ao programa, que utiliza parte dos recursos pagos pela própria comunidade para a realização da pavimentação asfáltica na via em que residem.

Com um total de 342,3 metros de extensão, o projeto para o asfaltamento da rua teve um custo total de R$ 118.208,63, sendo que R$ 88.830,41 são provenientes dos recursos dos próprios moradores e R$ 29.278,22 de contrapartida por parte da Prefeitura de Brusque.

Dos 86 moradores da rua, 70 aderiram ao projeto. Para a execução da obra, a Prefeitura, na parte que lhe coube, realizou os serviços de topografia, base, mão de obra, maquinário, meio-fio, pintura e iluminação, enquanto os contribuintes custearam a camada asfáltica.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Brusque, André Vechi, o vice-prefeito Deco Batisti; além de secretários, servidores públicos e integrantes da comunidade.

“Essa obra já tinha sido paga lá em 2020, até antes, e a comunidade esperou dois, três anos para poder vê-la pavimentada. Ela foi pavimentada no início do ano passado, na gestão anterior, e a gente finalizou agora com toda a sinalização horizontal e vertical, e também com a substituição das lâmpadas dos postes por lâmpadas de LED, trazendo maior qualidade da iluminação e a um custo muito menor”, disse o prefeito André Vechi, ao se mostrar feliz por ter a oportunidade de finalizar uma demanda tão antiga dos moradores. “A gente fica muito feliz em poder estar aqui na comunidade, entregando essa via importante e também mostrando o novo modo de fazer a gestão do programa de pavimentações comunitárias”, comentou o prefeito.

Sobre a demora no início das obras que ocorreu com a João Batista Debatin, o chefe do Executivo explicou como conseguiu solucionar este problema. “Hje quando (a arrecadação) chega nos 70%, em cerca de um mês a gente consegue colocar no cronograma a rua para poder começar a pavimentação. E tanto é verdade, a gente tem até o mês de março a previsão de inaugurar diversas ruas, mostrando não só a nossa celeridade, mas também o interesse das pessoas para estarem aderindo ao programa, de estarem pagando seus boletos em dia e resultando de uma forma cada vez mais rápida a pavimentação em diversas ruas da cidade”, explicou.

O morador Cleidir da Silva, responsável pela adesão da rua no projeto, explicou como se deu o convencimento junto aos demais moradores. “Desde o início quando fomos atrás para fazer o asfalto, eu tomei a frente. Então todos os dias eu ia de casa em casa para conversar com os moradores sobre o asfalto e pegar os dados certinhos de todos. Foi complicado, pois muitas pessoas não entendiam, mas deu certo”, explicou.

Com a conclusão do empreendimento, Cleidir fala da importância do projeto e mostra sua satisfação. “Hoje estamos com a rua asfaltada, graças a cooperação de todos que quiseram pagar para ter uma rua mais limpa e bonita”, disse.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ivan Bruns Filho, fez questão de mostrar a importância da conclusão da obra do ponto de vista dos moradores da via. “A gente sabe o transtorno que é a rua em estrada de chão na frente das casas. Dia de sol é poeira, dia de chuva é lama, é buraco. Numa chuvarada, muitas vezes desce material, a terra na frente das casas. A gente já viu isso em tempos passados aqui, quando acompanhava os patrolamentos, as frentes de obras. Gastos com patrola, com material, caminhões, enfim. E a gente entende a melhoria que traz o asfalto, a luz de LED, a segurança das faixas pintadas. Além de qualidade de vida, a própria valorização dos imóveis conforme o prefeito também se salientou”, complementou o secretário.