Maio Laranja alerta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em Brusque, Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual está com 66 pessoas em atendimento

BRUSQUE

  17 de maio de 2023


Ouça o texto
Maio Laranja alerta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Nesta quinta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Secretaria de Saúde de Brusque conta com o Serviço de Atenção Integral as Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) que, no momento atende 66 pessoas.

Entre os atendimentos estão 12 mulheres, um homem, 16 meninas e oito meninos (entre 2 e 11 anos), além de 29 adolescentes (28 meninas e um menino). Desde o ano de 2019, quando iniciou o trabalho, já passaram pelo serviço 401 pessoas em situação de violência sexual.

A equipe que atende as vítimas é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social e psicólogos. “Atendemos tanto demanda espontânea como encaminhamentos de serviços de saúde, Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), escolas, creches entre outros”, explica a enfermeira responsável, Elaine Weirich. “São dois tipos de situações: aguda e crônica. Casos crônicos são os que acontecem ou aconteceram a tempo – temos pessoas adultas que procuram atendimento por abusos sexuais na infância ou adolescência, por exemplo. E os casos agudos são os casos em que a violência ocorreu em até 72 horas”.

Nos casos crônicos a equipe trabalha na parte social, saúde mental, orientação e educação sexual. Nos agudos além deste trabalho, também é realizado o protocolo de medicação de prevenção à gravidez e Infecções Sexualmente Transmissíveis como sífilis, HIV, Hepatite B, gonorreia, clamídia e tricomoníase.

Como prevenir o abuso contra crianças e adolescentes

Elaine ressalta que a prevenção do abuso sexual contra crianças e adolescentes se dá com conscientização, orientação e educação sexual desde a primeira infância. “É importante que crianças, adolescentes e seus responsáveis, além de familiares estejam sempre bem informados”.

De acordo com a enfermeira, a maioria dos abusos contra crianças e adolescentes, ocorre no ambiente familiar. “De 85 a 90% dos agressores são pessoas conhecidas das vítimas. Por isso é importante que os cuidadores estejam atentos aos sinais”.

Denuncie

Denúncias podem ser feitas pelo Conselho Tutelar; por meio da Polícia Militar, pelo telefone 190; ou ainda o Disque 100.

O Serviço de Atenção Integral as Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar às 12h. Após as 17 horas, feriados e finais de semana, deve-se procurar o Hospital de Azambuja.

Inscreva-se na newsletter.